quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os Olhos Tristes de Monalisa



  
O que acontece contigo, Monalisa, que tristeza é essa, menina? O que te passa, que por seus olhos ao mundo perpassa? Já sei, a solidão veio lamber as suas entranhas. Conheço essa saliva. Tão bem, você não imagina. Você já devia ter aprendido que solidão não tem a ver com falta de companhia. Solidão é a essência da condição de todo ser que respira. Companhia é apenas um afresco, uma obra pictória na parede da nossa existência. Um remédio, é certo. Jamais cura. E não adianta me olhar assim, com essa cara de aquarela que caiu na poça. É isso mesmo, não tem muito o que fazer. Esse seu olhar triste não muda o script; a gente nasce só, vive só, morre só. E só, irremediavelmente só, a gente vai para o buraco onde uma brevidade impiedosa nos reduz a solitários ossos que por outros ossos ficam esperando.

Ai, que silêncio! Não gostou do assunto? É meio chato, concordo. Mas hoje, decididamente, você não está boa de conversa. Eu também não tô lá essas coisas, mas falar ajuda, mesmo que o outro não responda. Esvazia o vazio que se acumula. Não sabe?

Você ainda tem sorte. De não ter filhos. Explico: você tá aí, sozinha e triste, é fato, mas seu coração tá lá, no lugar exato, do lado de dentro do seu peito. Se você tivesse um filho que insiste em manter sigilo absoluto sobre o seu paradeiro, viaja e não deixa recado escrito, não diz para onde foi e não atende ao celular, você teria o seu coração, assim, como o meu, vagueando, sabe-se lá por onde. Além da solidão, a angústia. Isso, minha amiga, é a treva.

Eu tô aqui, pensando. Sabe, Monalisa, esse projeto de lei que pretende incluir na Constituição do País o direito a felicidade? Como fez, há mais de dois séculos, Thomas Jefferson, na Declaração de Independência dos Estados Unidos. Então, acho que não vai dar samba essa proposta.

Raciocina comigo. No seu caso momentâneo, e no meu, a felicidade dos outros, outros estes que são os nossos, consistui em fazer as malas e ir curtir o feriado em outras pradarias. Pradarias, não padarias, ouça bem. Continuando o raciocínio. Lá foram eles, em busca da felicidade, ainda que pleonasticamente passageira. E cá estamos nós, amargando nessa síndrome do abandono. Tá acompanhando, Mona? Não, claro que não. Não tá acompanhando a ideia, sei disso. Tudo bem, eu entendo.

Voltando. Por enquanto, é um projeto. Eu tô, no mínimo, curiosa. Como seria firmada essa lei? Como seria definido o impalpável objeto a ser legislado? Quantos artigos, incisos, emendas, cláusulas, ítens, adendos, recursos e instâncias seriam necessários para garantir que a felicidade de alguém não venha a ferir a felicidade do próximo?

Você tá nem aí com essas pendengas, certo, Monalisa? Sorte sua. Sorte a sua, que tudo o que precisa, anseia, e espera, é que eu me levante da soleira desta porta e despeje os dois copos da sua ração balanceada nessa vasilha aí, que eu troque a sua água e dê um daqueles biscróquis em formato de tíbia que estão ali, naquele pote, enquanto o seu dono não volta da sua viagem.

Sorte a sua, Monalisa. Sorte a sua.

3 comentários:

  1. Viagei nesse texto... Ou poesia em prosa? Nem sei, ainda sou novata nisso tudo. Em alguns trechos senti que estava falando comigo rs... Enfim...adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. A Mona Lisa do pintor Leonardo Da Vinci inspira poemas, canções, pinturas, romances, contos,...e outros tantas formas de demonstrar a arte.
    Quando a pintura foi exibida pela primeira vez, o realismo dava veracidade a pintura.
    Olhos,janelas da alma.
    Será que olhos de Mona Lisa expressam uma sabedoria sobrenatural?
    O próprio Leonardo descreveu o olho como "a janela do corpo humano, através da qual ele se espelha o seu caminho e traz para o nosso desfrute a beleza do mundo, pela qual a alma se contenta em ficar na sua prisão humana".

    Gustavo, agradeço o convite para vir conhecer o seu blog.
    Parabéns e continue nos presenteando com suas poesias.

    Votos de um Natal de muita paz a vc, familiares e amigos do coração.

    Bjs da amiga,

    Annemarie.

    ResponderExcluir

Mengoooooooo

Mengoooooooo
Ser Flamengo é ser humano e ser inteiro e forte na capacidade de querer. É ter certezas, vontade, garra e disposição. É paixão com alegria, alma com fome de gol e vontade com definição. Artur da Távola